A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou completamente tanto a nossa rotina quanto a economia de todo o país e até mesmo, do mundo. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença.
O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando.
Deixamos aqui algumas dicas de sobrevivência numa visão do marketing para seu que podem ser mantidas até mesmo após a quarentena.
Não é porque tudo parou que o marketing da sua empresa precisa parar também! Muito pelo contrário: marketing é algo que pode ser feito de qualquer lugar. Então, aproveite esta oportunidade para ter ideias criativas e de bom gosto, sempre mostrando que a sua empresa se importa com a comunidade e, quando possível, que a empresa está tomando todas as precauções para manter os funcionários e clientes seguros. Isso mostra humanidade e senso de realidade, que é um fator importante nas redes sociais atualmente.
Onde todo mundo está agora? Em casa! Como todos estão? Entediados de estarem presos, buscando formas de se distrair e usando muito mais suas redes sociais, esse é o lado positivo da situação que você deve se apegar. Então, que tal usá-las para ficar mais perto dos seus clientes? Porém, lembre-se de que a concorrência estará maior no período. Portanto, quem se diferenciar mais, leva a melhor! E, claro, use o bom senso. Todos estão passando por momentos de incerteza e insegurança em muitos âmbitos. Desse modo, pense primeiro no coletivo, faça algo que gere valor, que mostre que a sua empresa busca o bem-estar comum acima de tudo. Se você só focar em vender, vender e vender, vai pegar mal e queimar a imagem da sua empresa.
Já faz um bom tempo que conteúdo é o rei do marketing e indispensável para qualquer negócio. É o que dizem: se sua empresa não está gerando conteúdo ou presente nas redes sociais, ela praticamente não existe. Além de que, um bom conteúdo ganha bons posicionamentos no Google e aumenta a visibilidade da sua empresa organicamente, alcançando lugares e pessoas em escala maior.
Se a sua empresa não oferece um serviço essencial, como é o caso dos supermercados, farmácias e afins, ela provavelmente já está fechada (depende, claro, da região do país). Então, veja se não é possível oferecer um serviço de delivery. Mesmo que seja algo bem simples, por telefone mesmo – caso seja complicado, caro e leve muito tempo para a criação de um e-commerce. Porém, saiba da importância de disparar essa informação em seus meios de comunicação de um modo claro e que chame atenção. Para restaurantes, por exemplo, todos já sabemos que começamos a comer pelos olhos. Uma arte bacana, bem desenvolvida, mostra o cuidado e a dedicação que você tem com seus clientes, além de claro, agregar valor e diferencial para o seu negócio.
Antes a tudo, é preciso lembrar que boa parte está no mesmo barco, então, procure por uma empresa que ofereça um produto ou serviço que possua sinergia com o seu e veja se é possível fazer uma parceria. Por exemplo: um restaurante de bairro, que agora só pode fazer delivery, poderia criar um catálogo virtual com produtos de lojas vizinhas e entregar tudo junto. É um ganha-ganha-ganha: o restaurante ganha uma comissão da loja, que ganha ao continuar vendendo e o cliente ganha por comprar produtos de mais de um fornecedor em uma mesma compra.
A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, use as armas que estão disponíveis para você agora, é o momento oportuno para apostar no marketing digital e comercial e tirar o melhor que se pode desse momento.
Add the number to the Contacts on your phone and send us a message via app.
Call us: