Comece a divulgar o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo: o Instagram. Em meio a tantos usuários, essa rede social é um ótimo espaço para campanhas direcionadas, através de uma boa estratégia de marketing digital.
Confira abaixo, como melhorar o engajamento do perfil do seu negócio nessa rede social tão importante.
É essencial que o nome seja facilmente reconhecido e encontrado pelo seu cliente, é recomendado que você utilize o nome da sua empresa mesmo. Caso o nome já esteja sendo usado, você pode utilizar sinais, como: ponto, underline, traço etc, para criar um perfil que identifique seu negócio e seja lembrado.
Um exemplo: @nomeempresa – para casos em que o nome esteja disponível para uso.
@nome.empresa – para casos em que o nome não esteja mais disponível.
Não é recomendado criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente, porque isso torna-se repetitivo e não cria uma relação mais direta com eles, visto que, as pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Então pense que seu instagram é uma revista com várias seções. Faça um cronograma para suas publicações diárias ou semanais (3 postagens alternadas).
Coloque uma foto de perfil bacana, com a logomarca da sua empresa para reforçar a ideia de fixação visual no público.
Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz. A dica aqui é: fazer tópicos e utilizar emojis na descrição do seu perfil, pois gera um maior engajamento e identificação.
Leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage (pode ser do Facebook) na sua biografia. Se tiver outros canais como YouTube, Twitter, Snapchat ou Pinterest uma menção no seu perfil também pode ser legal e relevante.
Também é importante ativar os botões para envio de mensagem direta e o número de contato ou e-mail da empresa e não se esqueça do endereço, caso tenha um negócio presencial.
O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios.
No perfil comercial você poderá acompanhar o perfil dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos, através dos gráficos que o próprio integram disponibiliza. Além disso, é possível adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde você pode colocar o seu telefone, e-mail e endereço. Facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você (como dito no tópico acima).
No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Com isso, você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.
Estude quais as hashtags estão sendo mais buscadas no seu segmento. Você pode utilizar hashtags mais gerais que possuem muitas menções no Instagram, exemplo: #marketing, #inovação. Como também pode trabalhar hashtags mais regionais, exemplo #saopaulo, #comidacaseira. O mais legal é que você pode criar uma hashtag do seu negócio e divulgar no seu perfil e publicações, como: #nomerestaurante.
Use sempre o bom senso, tanto para a quantidade, quanto para o conteúdo da hashtag.
No Instagram imagem é absolutamente tudo, o conceito dessa rede social gira em torno disso! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis ou artes mal desenvolvidas, isso só vai queimar a sua marca e fazer com que usuários percam o interesse em seguir seu perfil de imediato.
As pessoas que se conectam com a marca, esperam que ela estejam próximas e de alguma maneira conectadas a elas, isso gera um sentimento de pertencimento importante.
Os usuários interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags, portanto tire um tempo para se relacionar com seus clientes. Abaixo algumas tarefas podem trazer mais engajamentos orgânico para seu negócio:
– Curta algumas fotos dos seus seguidores todo dia;
– Responda os comentários em todas as suas publicações;
– Mencione os seus clientes ao responder as postagens;
– Comente nas fotos dos seus seguidores;
– Se possível, mencione pessoas influentes do seu meio em publicações.
Todos esses passos são importantes para reforçar a presença da sua marca no cotidiano dos seus clientes.
Abuse da criatividade em ações que vão conectar as pessoas ao seu empreendimento criando campanhas inteligentes de marketing digital.
Esteja sempre atento aos assuntos do momento, pois podem ser uma ótima oportunidade para criação de um conteúdo;
Crie vídeos curtos e com edições simples do seu cotidiano, quanto mais humanizada e menos robótica for a sua marca, mais proximidade será causada com quem te acompanha;
Poste e reposte fotos de clientes utilizando os seus produtos;
Publique fotos da sua equipe, mostre quem está por trás do seu negócio, além de você.
É muito comum pessoas com bastantes seguidores divulgarem perfis de terceiros utilizando-se da permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da divulgação. Em alguns casos cobra-se um valor por postagem. Então identifique as pessoas que são importantes para o seu negócio no Instagram para que essa troca ou serviço pago seja realizado eventualmente.
Crie sorteios, hashtags e faça parceria com outros perfis com maior engajamento.
Acreditamos que esses são os passos essenciais para que seu perfil passe uma credibilidade ainda maior diante do público, além de se fazer presente constantemente da maneira mais adequada e gerando um engajamento orgânico.
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