O marketing digital para restaurante é considerado, sem dúvidas, uma excelente estratégia atualmente. Quando bem feito, consegue atrair clientes e ao mesmo tempo se destacar da concorrência. Porém, você realmente sabe por que deve adotar o marketing digital no seu bar ou restaurante?
Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 116 milhões de pessoas no Brasil têm acesso à internet. Isso é mais da metade dos 208 milhões de habitantes do País. Dito isso, investir em marketing digital para restaurante não se trata mais de uma questão de “se”, mas sim de “como”. E é exatamente sobre isso que viemos esclarecer alguns tópicos para você.
O mundo é móvel. Portanto, se mais da metade das pessoas no Brasil têm acesso à Internet, isso se dá, necessariamente pelo celular, certamente.
Digamos que aproximadamente 94,6% de quem está conectado navega pelo seu smartphone. Daí a importância de pensar em uma estratégia de marketing digital para restaurante que possa ser voltada para esse segmento e público.
O mundo também é social. O Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook. São aproximadamente 139 milhões de perfis. No entanto, é estanho ter apenas 116 milhões de pessoas conectadas.
Porém, quando você soma os perfis, acaba juntando as contas das empresas, e isso significa que não só o seu cliente está lá, mas também seu concorrente. E você não vai querer deixar cliente e concorrente sozinhos, não é mesmo? É importante que seu negócio esteja presente em todos os lugares possíveis, pois quem não é visto, não é lembrado.
O marketing digital para bares e restaurantes é o mais barato que qualquer outra propaganda. Em relação ao Facebook, por exemplo, é possível investir em anúncios diários no valor de R$1,00.
Nenhuma ferramenta de marketing tem um custo tão acessível. Além disso, o Facebook permite segmentar e atingir exatamente o público-alvo do restaurante. O Instagram também não fica muito de fora dessa jogada, com valores distintos e acessíveis, é possível patrocinar aquela sua promoção que vai alavancar suas vendas fazendo com que esta, chegue a um maior número de pessoas.
A imagem tem poder. E quem é da área de gastronomia trabalha com o desejo a partir do olhar. Por isso, não tem nada que incite mais o consumidor do que imagens cheias de vida e passando na timeline das redes sociais. Uma foto bem feita de uma sobremesa pode fazer dobrar os pedidos pela guloseima.
Ou, uma postagem de um quitute na hora certa, feita no Instagram, por exemplo, tem a capacidade de fazer o telefone tocar mais para o delivery, por que as imagens são poderosas, despertam desejo. Por isso, é importante que o empreendedor não tenha receio de investir nessas imagens e invista em marketing digital para restaurante.
Nosso cérebro está condicionado, então, se o restaurante não está no Google, o empreendimento não existe! Toda empresa precisa, necessariamente, aparecer na ferramenta de buscas.
E não é só pagando (fazendo anúncios) que o restaurante aparece. Um dos melhores jeitos de fazer isso acontecer, é com o Google Meu Negócio, que coloca literalmente a empresa no mapa, existindo no mundo digital.
A ferramenta é gratuita e informa aos clientes, além da localização, os horários de funcionamento, telefone e site do estabelecimento. Informações cruciais sobre o seu negócio.
Há algum tempo, os jornalistas eram formadores de opinião. Era a crítica desses profissionais que deixava a “casa” cheia ou provocava problemas sérios em qualquer restaurante. Hoje, os jornalistas não estão mais sozinhos na função de indicar bons lugares ao público.
Os chamados “influencers” agora administram esse papel no mundo online, onde, uma indicação, um story no Instagram falando o seu empreendimento, tem o poder de fazer com que um número considerável de pessoas sejam levadas até você.
Após todos esses motivos listados acima, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a importância do marketing digital para o seu bar ou restaurante. Lembrando que, qualquer tipo de marketing — seja marketing para restaurantes ou para outros tipos de negócios — só será eficiente se houver sinergia, engajamento e cooperação por parte de todos os envolvidos no processo. Caso contrário, nenhuma estratégia será frutífera.
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